Compartilhe:

17/10/2018

Prevenções em relação ao elevador do condomínio

Prevenções em relação ao elevador do condomínio

Cuidados com o elevador

Devido à segurança conforto e comodidade, os condomínios vêm sendo a  opção de moradia mais procurada. Contando com portarias 24 horas, vigilantes, câmeras, elevadores, os condomínios possuem grandes atrativos para os moradores. Todos esses itens são muito positivos, mas temos sempre que ter em mente que, no caso de elevadores, devemos ter um cuidado redobrado. Estes grandes meios de transporte, que nos levam para cima e para baixo diariamente, ser muito bem cuidados. Afinal, eles dão acesso a todos os andares e são utilizados tanto por moradores quanto por visitantes. Para que a segurança seja sempre efetiva, temos que ficar atentos à capacidade permitida nos elevadores, data das manutenções periódicas e restrição de acesso, principalmente na casa de máquinas.

 

 

Mantendo sempre a segurança de todos e a integridade do equipamento, os síndicos devem passar aos moradores e visitantes dos condomínios alguns cuidados com o elevador que são essenciais para que haja uma boa conduta com relação à utilização do elevador. Evitar apressar o fechamento da porta, bem como apertar diversas vezes o botão de nada adianta, pois o equipamento possui seu próprio tempo para cada função. É muito importante também instruir as crianças e seus pais, a não efetuarem movimentos bruscos como pular dentro do elevador, nem apertar vários botões ao mesmo tempo, e principalmente, não ficar interrompendo o fechamento da porta com as mãos, pois além de perigoso para as crianças, leva ao desgaste mais rápido do equipamento.

 

 

Atenção para não ultrapassar o número máximo de passageiros, pois elevador não é igual coração de mãe, e colocar mais um dentro pode levar ao mau funcionamento do equipamento e prejuízos futuros, como a troca total do equipamento, por exemplo. Alguns outros cuidados são repetidos e visualizados diariamente, mas é sempre importante tê-los em mente, como verificar se o elevador está parado no andar antes de entrar no mesmo, nunca tentar sair do equipamento caso ele pare, principalmente entre dois andares. Neste caso, o alarme ser acionado e o interfone utilizado para que a ajuda seja solicitada. Manter a calma nestes casos é imprescindível.

 

 

Sabemos que cada condomínio possui suas regras e normas, porém, hoje em dia, para preservar a segurança e integridade tanto do equipamento quanto do usuário, é importante que os elevadores possuam câmera de vigilância instalada em seu interior. Por ser uma área comum, e muitas pessoas terem acesso, é muito importante possuir mais um método de efetuar uma verificação interna do que esta acontecendo no condomínio. Manter a segurança dos elevadores não é difícil, desde que cada um faça sua parte e respeite as normas do condomínio. Estar atento aos detalhes de uso, conservação e principalmente às manutenções é de suma importância para garantir a segurança e o conforto de todos os usuários.

 

Fonte: Seu Condomínio 


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: