Compartilhe:

11/10/2018

Pane no elevador: quais procedimentos tomar para garantir sua segurança

Pane no elevador: quais procedimentos tomar para garantir sua segurança

Vamos supor que você está saindo de casa para ir trabalhar e o elevador do condomínio onde você mora para de repente. Você está sozinho e nunca esteve numa situação como essa antes. Qual é a melhor atitude a tomar? Você saberia responder?

 

Se você não sabe, não tem problema. A maioria das pessoas não tem obrigação de saber. Por isso, é bom reforçar que existe uma Norma Técnica da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR 16803/2012 que estabelece que o resgate de pessoas presas no elevador só pode ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros.

 

Ou seja, zeladores, porteiros ou outras pessoas que trabalham no condomínio não estão autorizadas a mexer no elevador, muito menos quando há passageiros retidos. Isso é importante saber, pois se houver algum procedimento errado, o síndico poderá ser responsabilizado criminalmente, pois é ele que responde legalmente pelo condomínio.

 

Portanto, fique esperto e não aceite a ajuda de estranhos e nem tente sair sozinho forçando a porta, por exemplo. Como o elevador continua ligado na energia, caso ele volte a funcionar, como no caso de falta de energia, a pessoa corre risco de acidente grave. Portanto, preste atenção nas orientações que separamos para você saber como agir com segurança!

 

Dicas de segurança ao ficar preso no elevador:

 

Aperte o botão do alarme ou o que indica que está avisando alguém.

 

Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, e aguarde calmamente até que venha o socorro. É uma questão de tempo. Procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança.

 

Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente.

 

O bombeiro assim que chegar vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar, com um aparelho, se o elevador está parado mesmo e totalmente inoperante. Então, avisará a outro bombeiro, via rádio, para que faça o procedimento junto à porta do elevador. E o elevador irá subir ou descer, completando o seu ciclo e parando no ponto seguro.

 

Antes de entrar no elevador, sempre, verifique se ele está parado. Espere que as pessoas saiam antes de você entrar e fique atento ao número de ocupantes, se está compatível com o peso informado na placa!


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: