Período de férias: saiba como se preparar.
com a temporada de férias que se aproxima, a tendência é que a criançada com muito tempo livre para brincadeiras tome conta do espaço do condomínio em busca de diversão, o que é natural nessa fase da vida. Porém, o que para elas é diversão, para os outros condôminos pode se tornar um problema. Se o condomínio não estiver preparado, transtornos por causa de barulho excessivo e acidentes com os pequenos podem fatalmente acontecer, colocando em cheque a boa convivência entre os moradores.
Abaixo daremos 6 dicas para tornar o período de férias da criançada mais agradável:
O condomínio pode estimular brincadeiras, como o uso de alguns jogos, principalmente quando há pouco espaço no edifício. Entre as opções de jogos estão: damas, xadrez, quebra-cabeças e uso de bonecas e carrinhos.
Durante o período de férias, os condomínios podem flexibilizar regras muito rígidas, como a proibição de bicicletas. O condomínio pode abrir exceção para crianças pequenas.
Converse com pais/responsáveis por crianças do condomínio para realizarem atividades coletivas, como jogos na quadra ou horários na brinquedoteca. Sempre supervisionados por um adulto.
Contratar escolinha de esportes ou profissionais de recreação também ajuda e são alternativas cada vez mais populares em condomínios.
Outra atividade bastante interessante é a criação de uma biblioteca. Além de distrair as crianças, incentiva a leitura. A biblioteca poderá ser montada numa sala pequena e com a ajuda das crianças.
Lembre-se: porteiros, zeladores e funcionários não são responsáveis pelas crianças. Os pais/responsáveis devem responder pelos atos que infringirem as regras internas do condomínio e estão sujeitos às penalidades.