Cuidando das áreas comuns do condomínio.
Cuidados e regras para preservar as áreas comuns
Cada vez mais as famílias estão escolhendo viver em condomínios, seja pela praticidade ou segurança que eles oferecem. Mas esse ambiente merece alguns cuidados e regras para preservar as áreas comuns. Ou seja, além da interação social que esse ambiente proporciona, é importante citar que existe outro lado, da preservação das áreas comuns, tornando um lugar próprio para moradia, com diversos benefícios para todos que ali habitam. Até porque, uma das maiores reclamações de quem mora em condomínio está ligada a serviços de bens comuns, que afetam a todos os condôminos, e por isso uma atenção especial deve ser destinada e esses setores.
1 - As vagas na garagem são um dos problemas que mais afetam a vida das pessoas que moram em condomínio. Isso porque, alguns descontentamentos geram brigas entre vizinhos, causando estresse em todo o espaço comum. Isso acontece muitas vezes porque a demarcação das vagas não é atrativa para uma determinada família ou prejudica outra. Nesse caso, o importante é manter uma conversa amigável, fazendo demarcações que possam ser favoráveis ao maior número possível de pessoas. Além disso, alguns condomínios tem uma área de depósito. Isso também gera estresse, porque algumas pessoas acabam guardando alguns objetos destinados ao depósito na sua garagem, causando problema a outros moradores. O ideal nesse caso é conversar com o morador e explicar para ele a função de cada área e dizer que mais pessoas poderiam agir da mesma forma, o que causaria o descumprindo das regras de convivência.
2 - Para os condomínios que possuem área de lazer para as crianças, um cuidado especial deve ser tomado, uma vez que na maioria os aparelhos vão ser usados por crianças desacompanhadas por seus pais. Nesse caso, o gestor do condomínio deve falar com cada família sobre a importância de ficar ao lado do seu filho enquanto ele usa da área de diversão destinada as crianças, e ressaltar que não existe um monitor específico para isso, sendo a criança de total responsabilidade dos pais. Outro cuidado é com o uso dos brinquedos. Por mais que a gestão seja responsável por preservar o ambiente, fica aos cuidados dos pais também saber qual brinquedo o seu filho poderá usar, sendo solicitada a ajuda da administração apenas por alguma emergência.
3 - Em um ambiente com muitas pessoas, fica difícil manter o controle do lixo. Nesse caso, o gestor do condomínio deve orientar cada morador sobre não deixar lixo espalhado pelos corredores dos andares, e sempre levar o seu lixo diretamente na lixeira próximo aos dias onde a coleta é realizada. Se o condomínio tem coleta seletiva, faça uma breve instrução aos moradores sobre como separar cada item, contribuindo com o funcionário que fará o descarte dos materiais ao setor responsável. O importante nesse caso é seguir todas as regras, agindo de acordo com os procedimentos do condomínio.
4 - Muitos gostam de uma festa. Ainda mais no conforto e segurança do seu lar. Alguns condomínios tem a opção de salão de festa ou área de churrasco destinado aos moradores. Mas o importante nesse caso é realizar o agendamento da data em que será utilizado o espaço com antecedência. Não deixe isso para última hora, quando surgir a oportunidade de fazer alguma festa, fale diretamente com o gestor sobre a possibilidade de reservar aquela data, evitando estresses futuros. E não se esqueça de que todos os vizinhos têm direito a usar essa área comum assim como você, então deve haver um bom senso em relação a quantidade de reservas realizadas em um determinado período, para não prejudicar os outros moradores a desfrutarem do espaço. Após fazer uso dessas áreas de lazer, devolva da mesma forma que encontrou, sempre limpo e com todos os itens completos. Você vai usar em outra oportunidade, e vai querer encontrar tudo de forma ordeira.