Respeito e harmonia dentro dos condomínios.
É preciso saber se impor perante os moradores “superiores”
Seja por um cargo, por uma condição financeira privilegiada ou até pela idade, muitos moradores se consideram “superiores” aos demais e, principalmente, aos funcionários do condomínio e não admitem passar por um controle rigoroso no acesso ao condomínio. É o famoso “sabe com quem está falando”?
No entanto, o síndico deve deixar muito claro que ali, no momento da entrada, nenhum morador terá o privilégio de se impor por qualquer que seja o motivo a fim de facilitar a sua entrada ao edifício. Além disso, mesmo que tenha havido algum exagero do porteiro em relação à rigidez, o síndico não deve repreendê-lo na frente dos outros. Isso daria ainda mais argumentos para o morador achar que está correto em evitar as normas de segurança. O condomínio não pode, de jeito nenhum, por causa de uma pessoa, abaixar a guarda em relação à rigidez no controle de quem entra. Esta atitude beira a irresponsabilidade e pode e colocar em risco a segurança de todos.
Documente absolutamente tudo
Em casos em que moradores perdem o controle, se alteram e se negam a seguir os protocolos de segurança, é preciso que tudo fique documentado, com nome, número do apartamento, dia e horário em que ocorreu o episódio. Se uma situação dessa acontecer porque o morador quer evitar que o seu amigo visitante passe pelos protocolos de segurança, é preciso também documentar isso, com pelo menos o nome e CPF ou RG do visitante. Se for o caso de uma emergência, em que o morador precise de agilidade para entrar ou sair do condomínio e os protocolos forem dispensados, também é necessário documentar o fato.
Reforce constantemente a necessidade de rigidez no controle de acesso no condomínio
Aproveite todas as assembleias, reuniões e contatos com os moradores para reforçar a importância de todos manterem o alerta quanto à segurança. Comente casos de moradores que tentam evitar o controle na entrada, explique o quão perigosa é essa prática, apresente casos em que esses descuidos culminaram com assaltos em outros condomínios
Imprima ou mande por e-mail para os moradores a parte da convenção que fala sobre as responsabilidades de cada um para manter a segurança no condomínio. Se for o caso, avalie a possibilidade de definir junto aos demais moradores uma multa para infrações e reincidências em relação à insistência de alguns para evitar o controle de acesso.
Veja alguns motivos para reforçar o entendimento de todos a respeito da importância do controle de acesso no condomínio.
- Permite identificar quem está circulando pelo condomínio e por onde cada pessoa passou.
- Identifica horários de entrada e saída de qualquer pessoa.
- Evita que indivíduos fiquem rondando nas áreas internas sem terem sido identificados corretamente.
- Estipula horário de entrada e saída para prestadores de serviço, impedindo que extrapolem o tempo determinado.
- Bloqueia a entrada do funcionário que foi demitido, vez que foi efetuado seu descadastramento na portaria.
- Evita assaltos, furtos e roubos.
- Organiza a circulação das pessoas em áreas internas, como piscina, garagem, academia etc.
Portanto, a rigidez e os sistemas de controle de acesso possibilitam grande segurança para o condomínio e a possibilidade de uma convivência mais harmoniosa e sem aborrecimentos.