Salão de festas nos condomínios
Dicas para melhor utilização do salão de festas
Um dos melhores recursos que um morador pode usufruir é o salão de festas em condomínio. Afinal, é nesse espaço que ele pode realizar eventos familiares, chamar amigos, comemorar aniversários e outras datas festivas com uma liberdade bem maior, se compararmos com o espaço do seu apartamento. Porém, assim como tudo que é do condomínio, essa área é compartilhada com outros moradores, o que faz necessário ter alguns cuidados para que todos possam sempre aproveitar dessa estrutura em seu melhor estado de conservação.
1. Reserva com antecedência
Tenha em mente que é bem provável que seja necessário solicitar a reserva do salão de festas com uma certa antecedência. Procure se informar com o síndico do condomínio e o seu regimento interno em relação a esse prazo. Verifique também se é possível fazer a reserva em prazos apertados, tal como 24 horas antes do evento acontecer. Caso não seja possível, entenda que será preciso se programar para usufruir desse recurso. Jamais faça uso do salão sem ter feito a reserva, pois isso pode implicar em consequências maiores, tal como a aplicação de multas e a geração de transtornos no condomínio.
2. Horário permitido para uso e lei do silêncio
Para que a utilização do salão de festas não seja considerada um transtorno, é importante que seu horário de uso seja respeitado. Ou seja, se a regra diz que ele só pode ser utilizado até as 23 horas, é preciso que a festa se encerre até esse horário. Não se esqueça também que existe a Lei do silêncio, que também deve ser respeitada a fim de manter uma boa convivência entre todos os moradores. Certifique-se que os seus convidados não estão cometendo exageros que ferem essa lei. Caso tenha música, verifique se o volume do som está aceitável, bem como o do tom das conversas e movimentações dos convidados pelo salão durante o horário estabelecido para o silêncio.
3. Limpeza
É bem provável que você receba o salão de festas limpo para que o seu evento ocorra da melhor maneira possível. Por isso, a ideia é que, quando você for entregá-lo, a limpeza também seja feita para um próximo condômino utilizar. Dependendo do Regimento Interno, é estabelecido que a faxina seja feita pelo próprio morador que reservou, ou que seja cobrado uma taxa de limpeza. Independentemente da regra adotada pelo condomínio, não deixe de cumpri-la para garantir que tenha, sempre à sua disposição, um salão de festas limpo e adequado ao uso.
4. Cuidado com o patrimônio
Não se esqueça de que o salão de festas também é um patrimônio do condomínio e deve ser zelado por todos. Portanto, tenha o máximo de cuidado com ele e com todos os seus itens. Além disso, não deixe de orientar os seus convidados para fazer o mesmo. No entanto, é claro que acidentes podem ocorrer e algo ser danificado. Nesse caso, o melhor a se fazer é deixar o síndico ciente do que ocorreu e se prontificar a arcar com o prejuízo gerado.
5. Regras das áreas comuns
Por fim, a nossa última dica é que você e os seus convidados respeitem as regras das áreas comuns. Afinal, não é porque você está oferecendo uma festa no salão que o condomínio vai parar suas atividades. Além disso, é muito natural que os seus convidados utilizem as áreas comuns para se deslocar conforme estão frequentando o salão de festas. Então, deixe-os cientes da importância de respeitar essas regras e evitar problemas para você e o condomínio em si. Agora que você já conhece esses 5 cuidados a serem tomados com o salão de festas em condomínios, compartilhe esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais para que eles entendam ainda mais sobre tais regras de convivência.