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23/10/2018

Obtendo uma boa administração no condomínio

Obtendo uma boa administração no condomínio

As cidades estão crescendo, e como consequência o aumento da demanda por moradia é uma realidade, que principalmente devido à falta de espaço e de segurança, faz as pessoas optarem por morar em condomínios. Com isso, existe o compartilhamento de espaço comum e a necessidade do cumprimento de normas. A administração do condomínio está centralizada na figura do síndico, que, por causa do aumento das exigências legais, precisa de cada vez mais conhecimento para exercer, de forma eficaz, as atividades inerentes ao cargo. O problema é que muitas vezes ele pode não ser uma pessoa preparada para a função, o que resultará em ações arbitrárias, falta de controle financeiro e consequente elevação da taxa condominial. Segundo o estudo realizado, os aspectos a considerar para uma gestão condominial eficiente, independentemente de ter uma administradora, são os seguintes:

 

Aspectos gerenciais:

 

1. Ter conhecimentos sobre o Código Civil, principalmente no que concerne aos condomínios;

 

2. Ter domínio sobre o conhecimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);

 

3. Ter conhecimentos específicos ou noções básicas sobre administração de empresas;

 

4. Ter noções de Organização & Métodos;

 

5. Ter noções básicas do uso de computadores.

 

Aspectos relacionado a Recursos Humanos:

 

1. Ter aptidão e disposição para o trabalho de equipe.

 

2. Ser motivador no ambiente de trabalho (clima organizacional);

 

3. Ter habilidades na mediação de conflitos e resolução de problemas;

 

4. Ter habilidades de comunicar-se com os demais (ouvir e ser ouvido por empregados e, principalmente, moradores);

 

5. Ter capacidade de ser reconhecido como líder entre os moradores.

 

Aspectos relacionados à legislação condominial e correlatos:

 

1. Entender de movimentação de contas bancárias (extratos, recibos, depósitos, boletos, etc);

 

2. Ter noções básicas sobre aplicações de recursos financeiros (Poupanças, rentabilidade, juros, etc).

 

Aspectos relacionados às aptidões de chefia e liderança:

 

1. Ter pleno conhecimento do Regimento Interno do Condomínio (direitos e deveres dos moradores);

 

2. Deve ser uma pessoa preparada para chefiar outras pessoas (empregados do condomínio);

 

3. Ter noções básicas de segurança (contra sinistros);

 

4. Ter aptidão e sensibilidade para recrutar e selecionar pessoas.

 

Se considerarmos o condomínio como uma extensão natural do nosso lar, onde temos direitos e deveres, precisamos deixar a indiferença e a apatia de lado e começar a participar, tendo como meta um convívio mais ético e seguro em que prevaleçam a imparcialidade e o respeito ao ser humano.

 

Fonte: Seu Condomínio. 


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