Compartilhe:

10/10/2018

Importância do feedback e interação entre os moradores.

Importância do feedback e interação entre os moradores.

 O condomínio é um bem comum a um determinado grupo de pessoas que, pelos mais variados motivos, reúnem-se para viver em comunidade e compartilhar responsabilidades. Mas para os que compõem essa comunidade, o que é mais importante? Para muitos, o bem-estar: viver em um local agradável, bonito e que lhes dê qualidade de vida. Para outros, viver em um local seguro é o mais importante. Já para outro grupo, o condomínio significa um investimento e, como tal, deve manter uma estrutura organizada e com valorização no mercado.

 

 Um grande diferencial no condomínio é o vínculo de amizade que se cria entre uma parcela de moradores, com destaque para a confiança, companheirismo e muita participação em eventos que periodicamente podem ser realizados como festas temáticas e comemorativas de aniversários e datas especiais. São encontros que promovem o bater papo e a degustação de algo feito por algum dos condôminos. Um outro ponto positivo no condomínio é a organização de festas e confraternizações durante todo o ano para integração dos vizinhos. Além das tradicionais como Natal, os condôminos podem organizar feijoada, carreteiro, noite da pizza, e outras. A divulgação dos eventos pode ser feita através de avisos nos elevadores.

 

 Respeitar o limite do privado e do coletivo. Essa é a regra básica para se viver em condomínio. Alguns moradores de condomínios deveriam ser mais tolerantes diante de pequenos fatos como barulho de festas e de brincadeira de crianças. Têm pessoas muito intransigentes e rigorosas demais. Muitas se tornam até neuróticas e ficam iguais a ‘cão de guarda’ do condomínio, vigiando tudo o que sai do regulamento. Existem pessoas que se mudam de prédios por causa desse comportamento. A postura de certos condôminos em denunciar barulho de festas acaba atrapalhando o bom relacionamento dos vizinhos com os seus amigos. Tem que haver algumas concessões para se ter moradores mais felizes.

 

 Acredito ser um problema nos prédios mais antigos a falta de espaço para acomodar os recipientes para reciclagem de lixo e coleta de óleo. Também acredito que deveriam reservar um espaço para os animais de estimação, o chamado pet place. Seria uma boa iniciativa, especialmente para os moradores da terceira idade. Muitos idosos têm dificuldades de locomoção, quase sempre estão sozinhos, e os cães seriam uma companhia e uma forma de socialização.

 

 O que poderia mudar em meu condomínio é em relação ao barulho provocado por vizinhos dentro dos apartamentos. Deveria ter uma regra mais clara e com penalidades devidamente explicadas.

 

 Apesar de novo, sempre há melhorias a serem feitas no condomínio, questões que vamos observando com o tempo e analisando aos poucos para serem colocadas em pauta nas reuniões de condomínio. Acredito que precisaríamos da instalação de mais câmeras de segurança, ar-condicionado no salão de festas, ducha para piscina e talvez um playground mais equipado.

 

 Acredito que uma campanha educativa poderia resolver o problema do meu condomínio. São coisas simples que os moradores podem deixar de fazer como não colocar roupa nas janelas, não sacudir toalhas na janela, não fazer barulho com sapatos. É preciso entender que eles não moram em uma casa, mas sim num local que reúne um grupo diferente de pessoas.

 

Facilidade para o síndico

Ser um bom ouvinte para os moradores sobre o local em que vivem e quais as mudanças gostariam para seu condomínio é um fator determinante para o síndico projetar melhorias na gestão e ter mais assertividade nas decisões a serem tomadas. Pensando em auxiliar o síndico a definir prioridades, aumentar a participação dos moradores nas decisões e conhecer os pontos fortes e fracos em diferentes áreas do condomínio. Com a aplicação da pesquisa, o gestor vai ter o feedback dos moradores e as informações necessárias relativas a infraestrutura, convivência, sustentabilidade, saúde financeira, gestão, prestação de serviços, saúde, lazer e segurança para potencializar suas ações.


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: