Compartilhe:

15/10/2018

Dispositivos iot (smart tvs, speackers e câmeras ip)

Dispositivos iot (smart tvs, speackers e câmeras ip)

Segurança dos dispositivos IOT

Smart TVs, brinquedos conectados, câmeras IP, speakers (caixas de som inteligentes), lâmpadas, fechaduras digitais e outros tipos de eletrônicos conectados podem ser vítimas de um ataque que se aproveita de falhas (sem patches) ou mau gerenciamento. Dispositivos IoT (Internet das Coisas), conectados de maneira insegura podem permitir que as falhas sejam exploradas pelos criminosos para criar botnets e usá-las para benefício próprio. De ataques de negação de serviço à mineração de criptomoedas.

 

As possibilidades são muitas e atualmente, existe cada vez mais dispositivos IoT, e cada vez mais falhas que podem ser explorados. O roubo de dados, porém, não diz respeito apenas às informações geradas e geridas pelos aparelhos, mas também que circulam na rede em que estão conectados. Isso expande a superfície de ataque e a maior parte dela não é coberta por defesas tradicionais como um simples antivírus. Um caso emblemático foi um roubo de dados de um cassino: o ataque ocorreu por meio de um termostato inteligente em um aquário. Por meio dessa conexão que estava desprotegida, cibercriminosos conseguiram se infiltrar na rede gooe acessar o banco de dados interno, roubando informações e nomes de altos apostadores da casa.

 

Tony Anscombe, especialista em segurança da ESET, conduziu uma investigação na qual produtos de IoT projetados para uma casa inteligente são analisados em profundidade. A pesquisa dele confirmou que cada um dos dispositivos avaliados apresentava algum problema de privacidade com login facilitado ou automático e sem autenticação. Os usuários estão cientes dos problemas de segurança em dispositivos IoT. Uma pesquisa realizada também pela ESET indica que 70% dos entrevistados consideram que esse tipo de dispositivo não é seguro. No entanto, 62% acredita que não deixariam de comprá-los por esse motivo. E não deixarão, smart homes e smart cities estarão breve no nosso caminho.

 

De acordo com Camilo Gutierrez, chefe do laboratório da ESET América Latina, as poucas garantias da IoT são apenas notícias sobre aumento no investimento em segurança. Regulamentos podem forçar os fabricantes a alocar mais recursos para tornar seus dispositivos mais seguros, mas não implicam em lançar revisões de tempos em tempos. Seja qual for o método para tentar resolver este problema, a verdade é que todas as partes devem participar de sua solução. Dos fabricantes aos usuários, passando por legisladores e pesquisadores que descobrem vulnerabilidades.

 

FONTE: SEU CONDOMÍNIO 


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: