Compartilhe:

09/10/2018

Condomínio inteligente

Condomínio inteligente

Conceituando
 

Necessitando de, cada vez mais, incorporar sistemas mais modernos e tecnologias inovadoras nos condomínios, surgiu uma alternativa aos diversos cabeamentos e às possíveis sobrecargas das linhas de energia e internet: o conceito do condomínio inteligente. Para entender melhor esse conceito, vamos imaginar, isso se você e seu condomínio ainda não passaram por esta realidade. O seu condomínio residencial, apesar de ter sido bem planejado, é antigo e não foi bem preparado para tantas inovações tecnológicas. Com isso, a cada novo serviço solicitado pelos moradores, novos cabeamentos são implantados. Neste cenário, aparece o conceito de condomínio inteligente para solucionar as intempéries da modernidade. Trata-se, basicamente, de uma rede de acesso à internet via fibra óptica, exclusiva para o condomínio.

 

Condomínio inteligente – Seu condomínio

 

Desse modo, os moradores e a administração podem fazer o uso de todas as tecnologias em alta no mercado, sem prejuízos à acessibilidade digital de ninguém. Por meio dessas redes dedicadas, é possível deixar realizar a automação de todas as casas ou apartamentos de grandes condomínios residenciais. Isso, sem dúvida, proporciona ainda mais segurança, com a possibilidade de instalação de monitoramento remoto de câmeras de vigilância, e comodidade, com a viabilização da chamada “internet das coisas”. Aliás, se você ainda não conhece, a “internet das coisas” nada mais é que o novo patamar evolutivo dos eletrodomésticos, hiper-conectados à internet.

 

Condomínio inteligente – Seu condomínio

 

Isso torna possível a implementação de muitos serviços, como compra automática de alimentos, e o controle de diversos dispositivos da residência usando o celular, como a abertura das persianas e o acionamento do ar-condicionado antes mesmo do proprietário chegar em casa. O fato de todos estes serviços serem viabilizados por uma única e robusta rede de fibra óptica proporciona maior segurança e economia. Isso porque todos os serviços costumam ser concentrados em um único fornecedor, fortalecendo o relacionamento do condomínio com o fornecedor e facilitando a negociação de valores, por exemplo. Por fim, a implementação dessa tecnologia em um condomínio residencial valoriza muito o empreendimento. Ou seja, permite que os proprietários, além de usufruírem de diversas facilidades das tecnologias em alta, maximizem o seu lucro ao decidirem se desfazer do imóvel.


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: