Compartilhe:

08/10/2018

Energia solar: Economia para os condomínios

Energia solar: Economia para os condomínios

  Como funciona o painel de energia solar

Nós podemos transformar a luz solar diretamente em eletricidade usando células fotovoltaicas. Quando a luz atinge estas células, ocorre o efeito fotovoltaico, que é a criação de tensão elétrica e decorrente da sua exposição à luz.  A geração de eletricidade acontece quando partículas de luz solar, chamadas fótons, incidem sobre os painéis fotovoltaicos, que as convertem em corrente elétrica contínua (DC).

Posteriormente, a corrente elétrica gerada pelos painéis passa por um inversor e outros dispositivos de segurança elétrica. O inversor converte a corrente contínua (DC) gerada pelos painéis em corrente alternada (AC). A alimentação AC é o tipo de corrente elétrica usada em televisores, computadores, cafeteiras, etc., quando conectados à tomada na parede. Assim, essa conversão realizada pelo inversor é o que permite utilizarmos normalmente a energia gerada pelos painéis solares.

Em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, um medidor de energia bi-direcional mantém o controle de toda a energia produzida pelo seu sistema solar. Toda energia solar que você não usar instantaneamente vai fluir, através do medidor, para a rede elétrica, gerando créditos que podem ser aproveitados em momentos onde não há geração. À noite ou mesmo durante dias nublados, quando o sistema não estiver produzindo o suficiente para as suas necessidades, você irá consumir energia da rede normalmente. Assim, sua concessionária de energia só irá lhe cobrar a diferença entre energia consumida e a energia gerada pelo seu sistema.

Energia solar no condomínio

Energia Solar: Economia para os Condomínios

Os condomínios estão percebendo cada vez mais as vantagens da instalação de sistemas de captação de energia solar. Para condomínios comerciais, por exemplo, onde o uso de iluminação e ar condicionado é intenso, a economia gerada beneficia todos que possuem negócios dentro do condomínio.

Antes da instalação do sistema, é necessário avaliar a viabilidade, considerando o histórico do consumo de luz. Assim, pode-se verificar se a instalação é viável técnica e financeiramente. Além de considerar a área a ser utilizada e o percentual de economia na conta de energia que o novo sistema pode gerar. Além da vantagem da redução na conta de energia, vale lembrar que o sol é fonte de energia renovável. Portanto, oferece a segurança de uma fonte que jamais se esgotará. Em dias de pouca incidência solar, a energia elétrica pode ser usada em substituição.

Economia com o sistema de energia solar

O investimento para a instalação do sistema de geração de energia solar pode ter um custo inicial considerável. No entanto, com a instalação do sistema de captação solar em condomínios residenciais, a conta do consumo de energia pode diminuir entorno de 90%, gerando uma economia que torna esse sistema cada vez mais interessante e procurado.

 

Fonte: https://www.seucondominio.com.br/noticias


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: